segunda-feira, 28 de julho de 2014

Resenha - Os homens que não amavam as mulheres


Sabe aqueles livros que você tem vontade de ler, mas por um motivo ou outro fica adiando?
Então, Os homens que não amavam as mulheres era assim para mim. Eu cismei que queria comprar a trilogia, mas sempre que eu via, custava mais ou menos um chute no estômago e aí, depois que eu ganhei um Kindle de aniversário, achei que seria muito legal unir o útil ao agradável. E aí que esse livro foi minha segunda leitura nele.
Pois bem: esse livro faz parte de uma trilogia, intitulada Millenium e se passa na Suécia (lugar meio incomum para nós, brasileiros).
Imagine o que um jornalista preso por cometer um erro, uma garota rebelde, com fama de ter problemas psicológicos e um grande empresário já idoso têm a ver. Pois bem, nada!
Mas o que acontece em OHQNAM é que os caminhos dessas três pessoas estão interligadas por um mistério que assola Henrik Vanger (o empresário idoso) há tempos.
Henrik recebe uma flor emoldurada todos os anos, presente que sua sobrinha costumava lhe dar de aniversário. Mas o que acontece é que sua sobrinha está desaparecida há cerca de 40 anos e Henrik tem a profunda desconfiança de que o assassino é quem lhe envia os "presentes", para mexer com sua cabeça.
O livro acaba girando em torno desse mistério, em que Mikael Blomkvist é envolvido um pouco sem querer, com a promessa de que o erro que cometeu em sua matéria jornalística pode ser revertido e a história acaba sendo muito mais interessante do que parece.
No início do livro, temos a apresentação dos quadros emoldurados e eu já fiquei pensando "Eba! Assassino maluco no pedaço!". Porém, nas páginas seguintes, pode-se perceber uma grande explicação de fatos que parecem inúteis ao leitor e, de início, eu tive que persistir um pouco para me manter na leitura porque toda hora parava e pensava "mas onde é que o autor quer chegar com isso?".
Ou seja: é um pouco complexo e o mistério central por vezes parece que não vai ser resolvido, visto que existem tantos detalhes, pessoas e acontecimentos ao redor, mas eu digo: Vale muito a pena ler!
As vezes é bom ter que pensar um pouco para absorver os fatos, forçar a cabeça um pouquinho e eu gostei muito da leitura e do desfecho dos acontecimentos, sem contar Lisbeth Salander, a menina meio doidinha que eu mencionei ali em cima, que não quero entrar em muitos detalhes, mas é a personagem mais interessante do livro, daquelas que a gente se apega!
Resumindo: Recomendo muito a leitura! Complexa, envolvente e com um desfecho bem diferente, literatura diversa à que estamos acostumados :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário