terça-feira, 5 de agosto de 2014

Resenha - Doidas e Santas

Doidas e Santas, Martha Medeiros




Estive lendo algo diferente do que costumo, porque eu acho bom variar e porque foi o que me chamou a atenção nas últimas páginas da lista do Kindle.
O livro Doidas e Santas, da Martha Medeiros é composto de textos curtos, de duas ou três páginas, sobre eventos cotidianos da vida da autora. Eventos cotidianos que poderiam ser da minha vida também e carregados da percepção dela, que carrega um jeito leve de escrever, fácil, sem que você tenha que parar para pensar "o que ela quis dizer?".
Logo no princípio do livro, ela fala sobre mudança de casa, e trata da importância de a gente se livrar das tralhas que vai juntando na vida. E eu não poderia concordar mais. Viver faz com que a gente acumule tralha daquelas que talvez nunca use e fica adiando doar.
Em um outro texto, ela fica imaginando o que Vinicius de Moraes, o poeta, pensaria dessa gente de hoje, arrogante e cheia de ostentação e diz: "lembrando que a gente perde muito tempo se anunciando, dizendo que faz e acontece, quando na verdade tudo o que precisamos, ora, é viver." Que eu acho que tem muito a ver com a realidade do pessoal que fica anunciando tudo que faz no Facebook e em outras redes sociais. Muita exposição e pouca ação focada em coisas que realmente importam.
Acho um livro bem legal para quem não está com muito tempo para ler histórias grandes, para quem quer dar uma pausa curta no meio do dia ou ir lendo no ônibus. Também é legal pra quem ficou com ressaca de algum livro ir se recuperando para ler outro.
A leitura é leve e fácil, mas algumas das frases da Martha nos ensinam e outras, nos relembram aquilo que já sabíamos!

2 comentários: