sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Resenha - A Esperança

DSCN1335

Pois bem, vou falar que eu fiquei com muita pena de chegar ao final da saga, mas ao mesmo tempo aliviada. Me envolvi tanto com a história que eu custava a dormir, muitas vezes passando por sonhos em que eu me encontrava no cenário da história, pensando em hipóteses do que poderia acontecer.
Resumidamente, achei que a continuidade da série foi ótima, não houve buracos e nem partes que ficam sem entender, o que é muito importante para mim em um livro.

A história começa logo após o final de Em Chamas e o que se pode ver ao longo da narrativa é que devido a tudo que sofreu, Katniss se encontra visivelmente abalada e perturbada, tanto que passa tempos "fora do ar" e perde o controle em muitas partes do livro. Ao meu ver, a autora se prende muito nessa fase da protagonista, mas acho que foi  um jeito de reforçar bem a perturbação que ela e os outros vencedores sentem depois de passar pelos acontecimentos.
Outro ponto muito legal é que Kat muda ao longo dos livros, mas se aperfeiçoa, melhora, tem outra visão, mas sem perder tudo da garota que caçava com arco e flecha do primeiro livro.
E não se iludam, ela continua terrível com seus sentimentos e indecisa entre a guerra Peeta vs. Gale. Acho que até mais bagunçada.
Não gostei muito de alguns personagens que morreram para salvar a Katniss, não gostei dos acontecimentos perto do final do livro, que começam a ficar muito confusos, difíceis de imaginar (eu sempre vou criando as cenas na minha cabeça e a trama começa a ter um ritmo tão alucinante, com coisas acontecendo por todos os lados que fica difícil entender as descrições) e custei bastante tempo em entender um acontecimento bastante importante, porque a colocação da cena ficou muito confusa -penso que também em partes por conta da narração em primeira pessoa.
Quanto ao final, tudo foi muito acelerado, mas ao que tudo indica, as coisas se ajeitam pelo país afora.
Também não gostei da escolha feita pela Katniss quanto ao seu par amoroso (não puxei o saco de nenhum deles aqui para não dar a entender qual seria o escolhido, sou muito forte) e gostei menos ainda da justificativa do que acontece ao outro. Foram no máximo umas cinco linhas para dar o paradeiro dele, um "ele fez assim e ficou em tal lugar." SÓ! Nem sinal depois disso!
Apesar das minhas críticas, o final é surpreendente, agradável e vai contra tudo o que todos esperavam na história, dando o toque final.
Nota: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário